segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cuidado com alimentos que contenha corantes!

O QUE É O CARMIM DE COCHONILHA?

Você já ouviu falar de O Carmim de cochonilha, sabe o que é isso?

Uma pequena introdução antes de entrar no assunto do tópico, queria refletir antes.

Pois é meus queridos Irmãos a cada dia que passa o caminho se torna cada vez mais estreito (Mateus 7:14), pois sabemos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19 e 20).

Muitos irmãos que procuram a santidade e o desfrutar de uma plena comunhão com DEUS, sabem que precisamos comer o que agrada ao nosso Criador e não somente o que nos agrada o apetite, Por que?

Queremos entender a mensagem que o Espírito Santo tem para nos dizer, pois precisamos ter saúde para desfrutar de uma Vida santa e saudável ao lado de nosso senhor JESUS CRISTO.

DEUS deixou na sua Palavra o cardápio Puro e saudável para que seus filhos se alimentassem do que traz benefício a sua saúde. (Gênesis 1:29-30), pena que o homem não soube desfrutar desse privilégio e a degradação da humanidade não mais agradava a DEUS, e então aconteceu o Dilúvio e a partir de então provissoriamente foi permitido o uso da carne, mas mesmo assim DEUS, vez separação entre o que é Limpo e Imundo. (Gênesis 7:2 / Levíticos 11:47 )

E Hoje nos nossos dias, como esta nossa Alimentação?

Então veremos o que é a COCHONILHA?

Cochonilha refere-se tanto ao corante cor carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar, quanto ao pequeno inseto (Dactylopius coccus) de onde este é extraído.

Originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente.

Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.

Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome. No Brasil, a cochonilha é também uma praga de jardim.

A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas. Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos.

As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras. Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas.

Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire. As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados é necessário a utilização de um inseticida organofosforado. Seu predador natural é a joaninha, assim como alguns tipos de vespas.

Usos

O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, normalmente especificado como "Corante natural carmim de Cochonilha", C.I. 75470 ou E120 nas composições dos produtos.

História

O corante cochonilha é conhecido e utilizado desde as civilizações asteca e maia. A História relata que onze cidades conquistadas por Montezuma no século XV pagaram-lhe um tributo em forma de dois mil cobertores de algodão e quarenta sacos de corante cada. Durante o período colonial mexicano a produção do corante cochonilha (conhecido por grana fina) cresceu rapidamente.

Produzido quase exclusivamente em Oaxaca, por produtores indígenas, a cochonilha se tornou o segundo produto em valor exportado do México, superado apenas pela prata. O corante era consumido em larga escala na Europa e seu valor era tão alto no mercado industrial que seu preço chegou a ser negociado na Bolsa de Mercadorias de Londres e Amsterdam.

Após a Guerra da Independência do México, entre 1810–1821, o monopólio da produção de cochonilha chegou ao fim. Produções em larga escala começaram a ser feitas na Guatemala e nas Ilhas Canárias. A demanda por cochonilha diminuiu ainda mais quando surgiu no mercado a alizarina, derivada das raízes da garança (Rubia tinctorum), em 1869 e durante o resto do século XIX com os corantes sintéticos.

Isto representou um grande choque para a Espanha, já que que diversas fábricas produtoras de corante cochonilha faliram por não conseguirem competir com seu processo praticamente artesanal de cultivo do inseto face à escala industrial dos corantes sintéticos com seus preços em queda devido ao aumento na produção. Devido à forte concorrência dos produtos industrializados, a produção deste corante praticamente parou durante o século XX e foi mantida apenas com o propósito de manter a tradição indígena mexicana.

Apenas nos últimos anos a cochonilha voltou a ser comercialmente viável ainda que muitos consumidores não sabem do fato que o termo "corante natural" se refira à tinta derivada de um inseto, ou pelo menos ao vermelho-escuro deste. Uma das razões que trouxeram o corante cochonilha de volta ao mercado é o fato de que ela não é tóxica ou cancerígena como muitos outros corantes vermelhos artificiais.

No entanto, há evidências de que um pequeno número de pessoas quando exposta à cochonilha possa ter uma reação de choque anafilático. Questões Éticas Organizações de defesa dos direitos dos animais e pessoas adeptas do veganismo criticam a prática de obtenção do corante a partir do inseto cochonilha.

Tais grupos alegam que é antiético, cruel e fútil o fato de matar milhões de animais para tal finalidade—é necessário matar cerca de setenta mil insetos para se conseguir cerca de meio quilo de corante.

Veganos frequentemente realizam campanhas para divulgar o processo de fabricação do corante carmim, além de promover o boicote aos produtos que o contêm.


NOTA: Fiquei muito surpreso por tomar sucos de Soja e conter o tal Carmim de Cochonilha e não saber!

Biscoitos e sorvetes costumam conter corantes. Esses corantes, se você procurar no rótulo das embalagens, vai encontrar com os nomes de Vermelho 4, Vermelho 3, Carmim, Cochineal, Corante natural carmim de Cochonilha, Corante C.I, Corante ou Colorizante E120 e todos esses são sinônimos de Corante de Cochonilha.


Néctar de Goiaba Light Dafruta 1000 mL –


Ingredientes: Polpa de goiaba (mín. 40%), água; Acidulante: ácido cítrico (INS 330); Edulcorantes artificiais: sacarina, aspartame, acesulfame-k e ciclamato; Corante natural: Carmim de cochonilha.

Não contém glúten – Contém fenilalanina.

Produto pasteurizado e homogeneizado, não fermentado e não alcoólico.

Outros produtos

Suco Tropical de Goiaba Dafruta, Néctar de Manga Light Dafruta, Néctar de Uva Light Dafruta Suco Tropical de Acerola Dafruta


Iogurte Bandeja Morango Bramil 600g


INGREDIENTES: Leite fluído e/ou leite em pó reconstituído padronizado a 2% de gordura, açúcar, soro de leite e/ou soro de leite em pó reconstituído, preparado de fruta sabor morango (açúcar, aroma identico ao natural de morango, corante natural carmim de cochonilha, polpa de morango, acidulante ácido cítrico, conservante sorbato de potássio, espessante goma xantana e goma guar), amido modificado, gelatina alimentícia, aroma identico ao natural de morango, corante natural carmim de cochonilha, corante artificial vermelho ponceau, fermento lático liofilizado.

NÃO CONTÉM GLÚTEN
CONSERVAÇÃO: Mantenha resfriado até 10°C



Activia 0% – Líquido 180g – Morango


* Valores diários de Referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
** Porção de referência de 200g, conforme Resolução RDC nº 359/03.

Ingredientes: leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, preparado de morango (água, frutose, morango, amido modificado, corante natural carmim cochonilha, conservador sorbato de potássio, acidulante ácido cítrico, edulcorantes artificiais ciclamato de sódio e aspartame, aromatizante e espessante goma guar), amido modificado, fermento lácteo e estabilizante gelatina.
CONTÉM FENILALANINA.
CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de castanha de caju.



Então aprenda a ler os rótulos do que você come.

Procure os produtos coloridos com extratos de beterraba e páprica. E mais importante: CONHEÇA O QUE VOCÊ COME!

Lembremos sempre no que Diz a Palavra de DEUS:

Lev.11:20- Todos os insetos alados que andam sobre quatro pés, serão para vós uma abominação. 11:21- Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra; 11:22- isto é, deles podereis comer os seguintes: o gafanhoto segundo a sua espécie, o solham segundo a sua espécie, o hargol segundo a sua espécie e o hagabe segundo a sua espécie.

Lev.11:41-Também todo animal rasteiro que se move sobre a terra será abominação; não se comerá. 42- Tudo o que anda sobre o ventre, tudo o que anda sobre quatro pés, e tudo o que tem muitos pés, enfim todos os animais rasteiros que se movem sobre a terra, desses não comereis, porquanto são abomináveis. 43- Não vos tomareis abomináveis por nenhum animal rasteiro, nem neles vos contaminareis, para não vos tornardes imundos por eles. 44- Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra;


Autor Fábio Leopoldino (Mensageiro do Evangelho Eterno)



13 comentários:

Unknown disse...

Qual eh o problema de comer o besouro? Na bíblia n fala dos que tem 4 pernas? o cochonilha tem 6

Fernando disse...

Insetos tem 6 pernas e são uma excelente fonte de nutrientes. A alimentação humana do futuro será a base de insetos, pois a produção de carne ficará muito cara.

Unknown disse...

42- Tudo o que anda sobre o ventre, tudo o que anda sobre quatro pés, e tudo o que tem muitos pés, enfim todos os animais rasteiros que se movem sobre a terra, desses não comereis, porquanto são abomináveis. 4

Unknown disse...

42- Tudo o que anda sobre o ventre, tudo o que anda sobre quatro pés, e tudo o que tem muitos pés, enfim todos os animais rasteiros que se movem sobre a terra, desses não comereis, porquanto são abomináveis. 4

Thamires disse...

Mas essa lei de animais impuros ainda vale?

Thamires disse...

Mas essa lei de animais impuros ainda vale?

Fábio Leopoldino disse...

Olá Thamires, Sim querida!!! Deus sempre se preocupou com seu Povo para que tenham saúde, e hoje nem quem é Cristão já não come carne, já se perguntou por que? Muitas Doenças hoje vem de alimentos cárneos, inclusive de carnes que não deveriam ser comidas...Enfim somos livres Deus criou essa Lei (Lev.11) para nos proteger ... Lembre-se Jesus Aboliu leis de Ordenanças referentes ao sacrifícios do Santuário o verdadeiro Cordeiro morreu no madeiro hoje não precisamos mais fazer sacrifícios de ovelhas, bodes, animais ... Esse assunto é bem extenso... vou deixar uns links de alguns sites para que vc possa pesquisar mais do assunto...

Fique na Paz de Cristo Jesus nosso senhor e salvador Amém!!!


SAÚDE

Por que devemos ter cuidado com a nossa saúde? A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:19-20 "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo."

Que deseja Deus para a nossa vida? A Bíblia diz em 3 João 2 "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma."
Sob que condições Deus prometeu livrar o Seu povo de doenças?

A Bíblia diz em Êxodo 15:26 "Ele disse: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara."

CONTINUE LENDO:
http://www.jesusvoltara.com.br/info/saude.htm



Bíblia Fácil Programa 14 Boa Saúde
https://www.youtube.com/watch?v=Jwig8XBqFzI

14 As leis na bíblia - Ouvindo a voz de Deus
https://www.youtube.com/watch?v=rxQfo7WRa1c

Anônimo disse...

Se você for Judeu vai ter que obedecer a essas e MUITAS regras (ou fardos) que os sacerdotes ditam.Jesus, porem ja acabou com essa palhacada do que comer ou nao.

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."

Matheus 15:-11

Unknown disse...

Se através da morte do Senhor JESUS CRISTO foi abolido os manjares que DEUS criou para os fiéis 1timoteo cap.4 Vs 3
Então podemos comer a cobra,cachorro,largatixa,rato etc???assim como nações que não conhece À DEUS...
Mat.cap.15 vs 20 são coisas que contaminam o homem.,mas comer sem lavar as mãos,isso não contamina o homem..
No novo testamento nunca foi abordado questão do que se deve comer..pois DEUS que determinou através de sua lei o que é comestível..
As questões abordadas são à respeito de coisas sacrificadas..

ROBSON disse...

1 COR: 10:31 QUER COMAIS, QUER BABAIS OU FAÇAIS QUALQUER OUTRA COISA, FAZEI PARA GLORIA DE DEUS. LEV CAP 11:22 FALA SOBRE INSETOS QUE SE PODEM COMER, PARA QUEM NÃO SABE SOMOS TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO, E SE CONTINUARMOS A INSISTIR EM INGERIRMOS ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A SAÚDE DESTRUINDO ASSIM O TEMPLO DO ESPÍRITO 1 COR; :16,17 E 1 COR 6:19 DEUS O DESTRUIRÁ, DEUS CRIOU O SER HUMANO E O MESMO SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS, PORTANTO DEVEMOS RESPEITAR O DONO DO NOSSO CORPO AFINAL COMO A BÍBLIA FALA SOMOS MORDOMOS, MORDOMO NÃO É DONO E SIM ZELADOR, FUNCIONÁRIO, ADMINISTRADOR E COM CERTEZA VAMOS PRESTAR CONTA DE TUDO O QUE FIZERMOS POR MEIO DO CORPO.

Unknown disse...

Em mateus 5.17 o próprio Jesus falou que não veio para abolir as leis mais sim para se cumprir e essa palavra se encontra no novo testamento.
Então Conserteza as leis de Deus continuam até os dias de hoje.

Tania Cremadis disse...

Perfeita explicação,Pra muitos seguir a dieta de levíticos 11 é um fardo,mas para quem conhece o amor e os cuidados de Deus é saúde...

Anônimo disse...

Sim, porque está escrito que a palavra de Deus nunca muda.