domingo, 29 de agosto de 2010

Vamos Ao Estudo A Bíblia Sagrada

1° Estudo - A Bíblia Sagrada








A Bíblia é um livro diferente. Na verdade, trata-se de uma pequena biblioteca, composta de 66 livros escritos por cerca de 40 autores, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante um período de 1.600 anos. Milhares de pessoas já deram a vida, literalmente, em defesa das verdades nela contidas. Por abraçarem essas verdades, blasfemos já se tornaram reverentes; ébrios se tornaram sóbrios; criminosos se tornaram confiáveis, ladrões se tornaram honestos; adúlteros se tornaram puros. O que torna a Bíblia um livro tão especial? De onde vem seu poder? Que valor tem ela para o homem atual? Essas perguntas serão respondidas neste estudo.

1. Como Jesus considerava a Bíblia? João 17:17
17-Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

2. Qual é a situação de muitos estudantes da Bíblia, e o que necessitam para entendê-la? Atos 8:26-31

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

3. Qual é a maneira correta de estudar a Bíblia? Isaías 28:10
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

4. Que benefício recebe o estudante das Escrituras? João 5:39
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

5. Que outro benefício prático advém de examinar a Bíblia? João 16:13; 8:32
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


6. Quem dirigiu os profetas ao escreverem a Bíblia? 2 Pedro 1:21
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

7. Quanto do texto bíblico é inspirado por Deus? (V/F) 2 Timóteo 3:16
Somente o Antigo Testamento. ( F )
Somente o Novo Testamento. ( F )
Toda a Bíblia é inspirada por Deus. ( V )
Segundo esse texto, a Bíblia é útil para o ensino, repreensão, correção e para a educação na justiça. Pela leitura da Bíblia, nosso caráter é transformado.

8. Que parte da Bíblia não foi escrita por autores humanos? Êxodo 31:18
E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

9. Está alguém autorizado a alterar a Bíblia? Malaquias 3:6; Apocalipse 22:18 e 19
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

10. Como são chamados os praticantes dos ensinos bíblicos? João 13:17; Tiago 1:22
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.


Vulcão entra em erupção após 400 anos na Indonésia

Ao menos 10 mil pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos.
Duas pessoas morreram por problemas respiratórios.

Da Reuters

Milhares de indonésios tiveram que deixar suas casas neste domingo (29) depois que um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 400 anos, expelindo lava e soltando fumaça e pó a uma altura de até 1.500 metros.

O Monte Sinabung, em Sumatra, entrou em erupção perto de meia-noite (horário local) após emitir estrondos por vários dias, provocando pânico entre os residentes locais antes do início de uma retirada em massa.

O vulcão Sinabung, de 2.451 metros de altitude entrou em erupção por volta de meia-noite
O vulcão Sinabung entrou em erupção por volta de meia-noite, horário local (Foto: Tarmizy Harva/Reuters)

Duas pessoas morreram por problemas respiratórios e outra por ataque cardíaco, enquanto outros moradores locais ficaram feridos durante acidentes nas estradas, já que caminhões, ambulâncias e ônibus foram mobilizados para participar da operação de resgate.

A Indonésia encontra-se no Anel de Fogo do Pacífico, uma área rodeada de vulcões e fraturas geológicas. A erupção fez com que as autoridades emitissem um alerta vermelho de evacuação.

As autoridades retiraram pelo menos 10 mil pessoas nas zonas altas nas encostas do vulcão de 2.460 metros e as levaram a refúgios temporários, numa zona predominantemente agrícola. Elas foram orientadas a permanecer nos refúgios por uma semana, segundo autoridades locais.

Moradores deixam suas casas em Brastagi, neste domingo (29)Moradores deixam suas casas em Brastagi, neste domingo (29) (Foto: Reuters)

Nota: Esspressão de Dor e sofrimento é aparente no rosto das pequeninas criancinhas, é hora parar e pensar, a Natureza esta expressando tudo conforme nosso mestre nos falou que era necessário que assim acontece-se, Inchetes, terremotos, Tsunamis, Vulcões, fome,Guerras e miséria, são fatos que já se prologam por algumas décadas, mas uma coisa eu pude observar, esta cada vez com uma intensidade maior, mostrando que o verão esta proximo e que a videiras esta para dar seus frutos, observai pois esse é o sinal que nosso Salvador nos deixou, quando todas estas coisas estiverem acontecendo o fim esta proximo, Vigia e orai o tempo todo para que não sejamos pegos de surpresa, eu estou me prerando e você, a hora é agora meu querido, não teremos outra chance, aceite a JESUS, hoje agora e seras salvo...Amém (Fábio.L)


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Irã faz demonstração de novo míssil

País também apresentou recentemente novos submarinos, lanchas e aviões.
Ministro disse que países vizinhos não têm nada a temer.


O Irã realizou a demonstração de um novo míssil produzido no país nesta quarta-feira (25), na mais recente de uma série de apresentações de equipamentos militares que, segundo o país, têm a intenção de dissuadir ataques inimigos.

A televisão estatal mostrou a realização do teste de um míssil de nove metros de comprimento. Segundo os meios de comunicação, essa nova versão do Fateh-110 tem um alcance maior, de 250 quilômetros, e maior precisão que os modelos anteriores.

O Irã também apresentou recentemente novos submarinos, lanchas armadas e aviões teleguiados de longo-alcance. O ministro da Defesa Ahmad Vahidi disse que os países vizinhos não tinham nada a temer com os aprimorados equipamentos de defesa do país.

Ele criticou a decisão de Washington neste mês de vender seu mais recente interceptor de mísseis Patriot ao Kuwait para contrapor uma possível ameaça iraniana. A localização próxima do Kuwait, atravessando o Golfo, poderia estar dentro do alcance do novo Fateh-110. "Os Estados Unidos estão tentando criar um clima de medo sobre o Irã ao instalar novos sistemas (de armas) na região, mas não há necessidade para esses sistemas", disse Vahidi.

Foto liberada pelo ministério de Defesa iraniano mostra o que teria sido o lançamento do Fateh-110Foto liberada pelo ministério de Defesa iraniano mostra o que teria sido o lançamento do Fateh-110 (Foto: AP)

Os Estados Unidos e Israel não rejeitam a possibilidade de bombardear o Irã para impedir que o país obtenha armas nucleares. O Irã, que ativou sua primeira usina nuclear no sábado, diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Muitos dos vizinhos do Irã no Golfo Árabe estão preocupados com a crescente influência do Estado xiita na região, e a perspectiva de que o país poderia adquirir armas nucleares.

O Kuwait se disse preocupado com a segurança por conta da usina nuclear de Bushehr, no Irã, apesar de a maioria dos analistas afirmar que isso não amplia as chances de o Irã conseguir uma arma nuclear.

Vahidi reiterou a oferta iraniana de apoiar as forças militares libanesas, inicialmente sugerida após o violento confronto com Israel na região da fronteira. "O Líbano e o Exército libanês são nossos amigos e se houver um pedido estaremos prontos para ajudá-los", disse Vahidi segundo a agência estudantil de notícias ISNA.

A proposta do Irã, que apoia o grupo militante xiita Hezbollah, poderia alimentar os temores do Ocidente de uma crescente influência iraniana na região próxima à fronteira norte de Israel.

domingo, 15 de agosto de 2010

Série de TV iraniana distorce história de Jesus

Uma série de TV iraniana sobre a vida de Cristo foi retirada do ar no Líbano após protestos por mostrar uma versão da história diferente da aceita pela Igreja. A comunidade cristã libanesa acusa a série de basear a trama nos escritos apócrifos (não reconhecidos pela Igreja) de Barnabé e mostra um Jesus que não é crucificado nem ressucita. Esta versão da vida de Jesus Cristo é próxima da retratada no Alcorão, onde ele é um reverenciado profeta. O livro sagrado dos muçulmanos afirma que Deus salvou Jesus da crucificação e o alçou aos céus. A série estava sendo transmitida por dois canais libaneses, o Al Manar, ligado ao Hezbollah e o NBN.

Geralmente as emissoras de TV do mundo islâmico usam o mês santo do Ramadã para lançar suas maiores produções, e muitas destas acabam gerando polêmicas. O Líbano possui a maior comunidade cristã no Oriente Médio.

O cristianismo já foi a religião dominante no país mas a comunidade cristã libanesa vem perdendo espaço para grupos muçulmanos sunitas e xiitas.

(BBC Brasil)

Nota: O Alcorão (obra posterior tanto ao Antigo quanto ao Novo Testamento) procura fazer uma "releitura" dos eventos mais importantes da história do cristianismo: a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Se Jesus foi poupado da morte na cruz e não ressuscitou ds mortos, como testemunhas oculares relataram na Bíblia, é vã a esperança da redenção humana. A parcialidade do "documentário" salta aos olhos pelo fato de terem se valido de um livro apócrifo não reconhecido pela cristandade e terem ignorado documentos históricos confiáveis. Deveriam tratar o Filho de Deus e os cristãos com o mesmo respeito que exigem quando se trata do ser humano Maomé, por exemplo.[MB]

Leia também: "Ele ressurgiu!"

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chuva de meteoros é registrada em várias partes do mundo

Fenômeno ocorre quando a Terra cruza os destroços do cometa Swift-Tutle.Norte e Nordeste do Brasil também teriam facilidade para ver os meteoros.

A chuva de meteoros Perseidas foi registrada em vários pontos do mundo ao longo da madrugada desta sexta-feira (13). Quem ficou acordado e contou com a sorte de céu claro e sem nuvens pôde ver o fenômeno.

















Perseidas é registrada sobre Stonehenge, na planície de Salisbury, ao sul da Inglaterra. Foto de exposição longa. (Foto: Doherty Kieran / Reuters)

No Brasil, o Norte e Nordeste teriam mais facilidade de observar o fenêmeno, mas demais regiões do país também poderiam ver os meteoros mais brilhantes nas últimas horas de escuridão, antes do amanhecer.
















Fenômeno também foi registrado em Grazalema, sul da na Espanha. (Foto: Jorge Guerrero / AFP Photo)

O astrônomo
Cássio Leandro Barbosa, colunista do G1, explica que essa chuva é associada ao cometa Swift-Tutle, que dá uma volta ao redor do Sol a cada 130 anos. Ela ocorre sempre que a Terra cruza a linha de destroços deixada pelo cometa.

Foto de longa exposição em uma estrada montanhosa ao sul de Skopje, capital da Macedônia, registra os meteoros riscando o céu ao entrarem na atmosfera da Terra. (Foto: Boris Grdanoski /AP Photo)

Quem mora fora do Brasil, no Hemisfério Norte, ganhou uma visão mais privilegiada e pôde chegar a ver até 142 meteoros por hora.


Fonte G1

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A fuga do rock

adaptado do texto de Brian Neumann)

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz"
(Efésios 5:6-8)

Minha peregrinação espiritual do rock para a Rocha dos Séculos é uma história dolorosa de vício, autodestruição e redenção.

Meus pais eram missionários adventistas do sétimo dia. Portanto, pareceria quase um absurdo que seu filho mais moço, criado no coração da África, mergulhasse no mundo do rock.

Todavia, isso aconteceu. Não súbita, mas gradualmente. Teve início quando, em companhia de alguns amigos, passei a ouvir certas músicas. Um cântico levou a outro e finalmente meus talentos naturais para a música e a arte foram canalizados para o sonho irreal e psicodélico do rock. Acabei sendo fisgado. O poder, as vestes, a fama e a presença mundial da revolução do rock cativaram-me. Logo me vi separado do mundo espiritual e da fé de meus pais. Uma nova era, uma nova cultura, tinham-se apoderado de minha vida, como ocorrera com a vida de tantos outros.

Logo passei para um estado permanente de rebelião. Nas palavras de um pop star do rock, David Crosby, “imaginei que a única coisa a fazer era roubar seus meninos... Ao dizer isso, não estou falando de seqüestrar, mas de mudar o sistema de valores, que os remove muito efetivamente do mundo de seus pais”.

O rock afastou-me efetivamente do mundo de meus pais. Enquanto ainda adolescente, fugi do internato e de casa, fui preso por uso de drogas e prática de roubo, além de envolver-me em lutas corporais com colegas e professores.

Meu sonho era aprender a tocar violão, coisa que fiz a toda pressa a fim de conquistar o “mundo deslumbrante de sexo, drogas, moda e rock’n’roll”. Eu sabia que o rock era exatamente isso. O próprio empresário dos Rolling Stones havia dito inequivocamente: “Rock é sexo. Você precisa impressionar os adolescentes com isso!”

O rock e a cultura popular apregoavam ao meu subconsciente que não havia nada de errado com sexo pré-conjugal. O resultado tornou-se evidente em 1980, um ano após terminar o ginásio. Tornei-me, então, pai de uma criança.

Continue lendo...

Cientistas dizem que monções chegaram à Europa


Os climatologistas do Instituto de biometeorologia de Florença, na Itália, disseram que a palavra “monção”, associada ao período anual de chuvas intensas na Ásia, precisa ser acrescentada ao dicionário climático europeu.
“As palavras que usamos habitualmente para descrever as chuvas excepcionais que atingem a Europa não dão a ideia real do que hoje se passa”, disseram os cientistas.Segundo eles, chuvas torrenciais como as que devastaram a Europa Central recentemente vêm sendo causadas pelo aquecimento do planeta, que faz subir a temperatura e aumenta a dimensão das massas de ar quente provenientes do Saara.Chuvas na Europa Central, calor na RússiaEssas massas se encontram com correntes frias e úmidas que vêm do Atlântico, levando a taxas de precipitação duas vezes maiores do que o normal.

Quando se deslocam para o leste, essas massas de ar quente não encontram obstáculos e provocam ondas de calor e incêndios, como ora se vê na Rússia. Os climatologistas esperam que as catástrofes atuais sirvam de pressão sobre os participantes da COP16, a Conferência de Cancun sobre alterações climáticas, marcada para dezembro.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Sempre de ser ressalvada a dualidade clara existente em se entendem que realmente as alterações climáticas são visíveis mesmo ao observador leigo, sem perder de vista a possível manobra de uso político de tal realidade sob a bandeira de que medidas humanas as criaram e podem contê-las.

domingo, 8 de agosto de 2010

Mãe de menino de 2 anos que fuma 40 cigarros por dia procura ajuda

Ela levou o garoto a Jacarta, capital da Indonésia, em busca de tratamento. Mas motivo, informa a CNN, é o custo do vício, equivalente a R$ 7 por dia.

Do G1, em São Paulo

Aldi fuma em média 40 cigarros por dia
Aldi fuma em média 40 cigarros por dia (Foto: Ahmad
Naafi / Sriwijaya Post via AFP - 16-5-2010)

Diana, mãe de Aldi Suganda, o menino indonésio de 2 anos de idade que fuma 40 cigarros por dia, viajou com ele para a capital Jacarta em busca de tratamento para o filho. A informação é da rede de TV americana CNN. “Fumar tem sido parte de nossa cultura há tanto tempo que não é algo percebido como danoso, que causa doenças, que é tóxico”, afirmou Seto Mulyadi, presidente da Comissão Nacional para a Proteção da Infância da Indonésia. “Muitos adultos carregam um bebê em uma mão e o cigarro em outra. Até mães não compreendem que estão envenenando seus filhos.”

Mulyadi encontrou-se com Aldi em Jacarta, mostrou a CNN. Ele disse à TV que ficou impressionado com a razão pela qual Diana levou o filho para a capital: não por preocupações com a saúde do menino, mas por causa do custo do vício, equivalente a R$ 7 por dia.

Diana disse à CNN que Aldi chega a vomitar quando não fuma, e já bateu a cabeça contra a parede durante crises de abstinência. “Mesmo quando ele era um bebê, quando sentia cheiro de cigarro ele ficava feliz.”

“Para nós, não é nada chocante, mas algo muito, muito triste”, declarou Mulyadi. “O que sabemos sobre esse fenômeno é apenas a ponta do iceberg.” Estudo da comissão que ele dirige indica que o número de crianças entre 5 e 9 anos de idade que fumam na Indonésia saltou 400% entre 2001 e 2007.

A Indonésia é o único país da região Ásia-Pacífico que não ratificou o tratado da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o controle do tabaco. Projeto de lei a respeito está parado no Legislativo há anos, informa a CNN.


Veja os Videos do menino FUMANTE;


O bebê fumante da Indonésia
Menino De 2 Anos Fuma 40 Cigarros Por Dia Dorgas Manolo



China, Índia e Paquistão sofrem com fortes chuvas e deslizamentos

Milhares de pessoas morreram e outras centenas estão desaparecidas.
Sobreviventes aguardam ajuda em áreas isoladas e de difícil acesso.

Chuvas, enchentes e consequentes deslizamentos de terra deixaram milhares de chineses, paquistaneses e indianos mortos e desabrigados nos últimos dias. Equipes de resgate lutam para encontrar sobreviventes e retirar famílias de áreas ainda em risco. Veja a situação de cada país atingido pelas chuvas:

China
Deslizamentos atingiram neste domingo (8) uma cidade no noroeste da China, matando pelo menos 127 pessoas e deixando quase 1.300 moradores desaparecidos, enquanto equipes de resgate cavavam em casas soterradas e tentavam explodir escombros que estão bloqueando rios.

A massa de água, lama e pedras atingiu o Condado de Zhouqu, na Prefeitura Tibetana Autônoma de Gannan, na província de Gansu, uma região dominada por precipícios e morros, após chuvas torrenciais terem caído no final do sábado, informou a agência de notícias Xinhua, citando autoridades locais.

O escoamento das chuvas causou um deslizamento de terra no rio Bailong, que passa pela cidade de Zhouqu. O rio, bloqueado em um pequeno vale, passou então a transbordar, causando enchentes e deslizamentos que atingiram a cidade após a meia-noite, danificando uma pequena usina hidrelétrica e deixando pelo menos 127 mortos, de acordo com a Xinhua.

Mais chuvas são esperadas no rio na terça-feira.Uma vila com 300 casas foi soterrada, segundo informações oficiais.

"É muito difícil localizar as pessoas que são levadas por enchentes. É difícil dizer quais são suas chances de sobrevivência", afirmou He Youxin, autoridade da Polícia Armada do Povo que está organizando os esforços de resgate. "Como os escavadores não conseguem chegar ao local, só podemos usar pás e nossas mãos para resgatar os soterrados."

Cerca de 2.800 soldados e 100 membros de equipes médicas foram ao local para ajudar, e 5.000 tendas estavam sendo enviadas para a cidade, informou a Xinhua.

Paquistão
Ao menos 1.600 já morreram e 4 milhões aguardam ajuda nas piores enchentes nos últimos 80 anos no país.O preço de frutas e vegetais aumentou neste domingo, com mais de 405 hectares de plantações destruídas. As últimas mortes incluem ao menos 53 pessoas soterradas em dois vilarejos do norte de Gilgit-Baltistan, informou o oficial do governo Ali Mohamamd Sikandar.

Criança sobrevivente de enchentes caminha por ponte de  madeira em Shah Alam, no Paquistão
Criança sobrevivente de enchentes caminha por ponte de madeira em Shah Alam, no Paquistão (Foto: Behrouz Mehri/AFP)

O Paquistão tem recebido ajuda internacional para fornecer comida e abrigo para os afetados pelas cheias. O número de afetados pode subir, já que as chuvas não pararam. As buscas e resgates são prejudicados com a água ininterrupta. O rio Indo transbordou próximo à cidade de Sukkur, no sul da província de Sindh, neste domingo (8), alagando o vilarejo de Mor Khan Jatoi. "Estamos sentados aqui com nada nas mãos; sem abrigo, sem comida. Estamos desprotegidos e sofrendo", disse à agência Associated Press Allah Bux, vítima das chuvas.

O enviado especial da ONU à região, Jean-Maurice Ripert, disse que seriam necessários bilhões de dólares para ajudar na recuperação do desastre.

Índia
Na Caxemira indiana, as equipes de resgate lutam para encontrar 500 pessoas desaparecidas após as chuvas terem matado 132. Outras 500 pessoas estão feridas.

As fortes chuvas não haviam sido previstas para a região. As águas danificaram casas, torres de telefonia e edifícios governamentais na cidade de Leh, no Estado de Jammu e Caxemira. "A rápida inundação e os deslizamentos de terra pegaram as pessoas de surpresa durante a noite e destruíram suas casas", disse o ministro de Turismo da Caxemira, Nawang Rigzin Jora.

Mais de 6 mil soldados indianos estão envolvidos nas operações de socorro e ajuda, afirmou um porta-voz militar.

"Por enquanto várias centenas de pessoas foram resgatadas pelo Exército, 270 vítimas foram recebidas no hospital militar", disse em comunicado o Ministério da Defesa.

Famílias carregam pertences pela principal avenida de  Choglamsar, em Leh, na Índia
Famílias carregam pertences pela principal avenida de Choglamsar, em Leh, na Índia (Foto: Gurinder Osan/AP)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mais de 1 milhão de eleitores votarão com identificação de digitais este ano

Brasília - As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas.

O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal.


A urna biométrica não alterará de forma significativa o rito de votação: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. Entretanto, o novo sistema permite que o próprio eleitor libere a urna para votação ao inserir suas digitais, o que deve dar mais agilidade na hora de votar. Até então, o mesário ficava encarregado da liberação.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há a possibilidade de ocorrerem falhas na identificação com o sistema biométrico. Isso porque as impressões digitais podem ser danificadas com uso de produtos químicos ou por problemas de descamação nas mãos.


Caso o sistema falhe ou haja dúvidas sobre a identidade do eleitor no dia da votação, o mesário terá um caderno de votação com os dados e foto do eleitor para checar as informações. Se o eleitor não for reconhecido nem pelo caderno de votação nem pelo sistema biométrico, não poderá votar e precisará justificar a ausência à Justiça Eleitoral.


Fonte - Agência Brasil